Vitória sobre a natureza

Toda engenhosidade humana é uma vitória contra a natureza.

De um pequeno trabalho artesanal, até as grandes obras da engenharia; de uma pequena redação à feitura de uma enciclopédia; da composição de um poema à publicação de um tratado de física; da construção de um instrumento de manufatura até à edificação dos arranha-céus, tudo acontece pela negação humana de sua tendência natural à acomodação.

Se seguíssemos o que alguns proclamadores da liberdade apregoam, de que é necessário dar vazão aos instintos para despertar a criatividade, estaríamos ainda vivendo em árvores, comendo frutas silvestres e dormindo em cavernas.

E apesar desse parecer ser o sonho de uns hippies tardios, estamos bem satisfeitos com que o ser humano, em seu esforço contra suas tendências naturais, construiu para nos oferecer conforto.


Comentários

2 respostas para “Vitória sobre a natureza”

  1. Avatar de Fabio Blanco
    Fabio Blanco

    Carlos, esses apreciadores da arte se enganam e, provavelmente, por isso, não conseguem fazer arte decente. Inclusive, negam seus próprios pressupostos quando fazem arte. Se bem que, muito do que fazem, é apenas a expressão do instinto. Por isso, uma merda.

  2. Avatar de Carlos Filho
    Carlos Filho

    “…tudo acontece pela negação humana de sua tendência natural à acomodação.”? Não entendo essa “tendencia natural à acomodação”.
    Aqueles que defendem a liberação dos instintos são os apreciadores da arte, não?
    Acho que não estou à altura para entender o texto “Vitória contra a Natureza”.

Deixe uma resposta

Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações sempre que um novo conteúdo for publicado neste site

Junte-se a 222 outros assinantes