A Teologia da Missão Integral é marxista?

Mesmo afastado das questões religiosas, fui convidado a falar sobre a Teologia da Missão Integral (movimento protestante que se apresenta como uma alternativa à cultura evangélica tradicional) e sua relação com os movimentos de esquerda.

A pergunta básica que me fazem é: a TMI é marxista?

A verdade é que os personagens proeminentes do movimento, em geral, camuflam suas influências marxistas. Fazem isso por meio de uma linguagem diversionista, aproveitando-se das expressões e imaginário cristão e da linguagem bíblica.

Quando, porém, observamos os pioneiros da Teologia de Missão Integral, que é um movimento que nasce no auge de Guerra Fria, entre as décadas de 50 e 60, sua linguagem é muito mais explícita. Aqueles pastores e líderes falavam abertamente contra o capitalismo, contra a direita política e a favor do socialismo. Muitos se diziam marxistas mesmo e se expressavam, de maneira muito clara, sobre revolução.

Os integrantes da TMI de hoje em dia, com raras exceções já não falam de forma tão explícita sobre socialismo, nem apresentam-se como marxistas. Sua abordagem é muito mais sutil.

Na verdade, os novos apologetas da Missão Integral, apesar de não se declararem abertamente como marxistas, raciocinam à maneira marxista. Por mais que não se assumam, seus fundamentos são marxistas, sua forma de pensar é marxista, seus conceitos são marxistas. Se não são marxistas por convicção, no mínimo o são por influência.

É aquela velha história: tem cheiro de banana, gosto de banana, cor de banana, então é banana.

A Teologia da Missão Integral até pode não se apresentar como marxista, mas certamente ela é um dos filhotes do marxismo e da cultura marxista que se impregnou na mentalidade do Ocidente.


Comentários

6 respostas para “A Teologia da Missão Integral é marxista?”

  1. Avatar de Fabio Blanco
    Fabio Blanco

    Sim! E aqui no Brasil a Conferência do Nordeste

  2. Avatar de Rosalee
    Rosalee

    Fábio, quando você fala lá de 50 e 60: vc acha que a culminância disso foi o Pacto de Lausanne?

  3. Avatar de Josue Martins
    Josue Martins

    A TMI é o defunto da Teologia da Libertação que essa turma procura ressuscitar. Agora, quem quer saber quem é quem, leia a Bíblia com a Mente de Cristo e a instrução do Espírito Santo, pronto. Dr Russel Shedd dizia que os teólogos liberais interpretam a Bíblia com uma mente carnal. Pronto.

  4. Avatar de Raildes N. FIlho
    Raildes N. FIlho

    É necessário fontes sobre a reflexão.

  5. Avatar de Fabio Blanco
    Fabio Blanco

    Talvez, você é que não saiba bem o que é o marxismo. Pesquise sobre a Conferência do Nordeste. Ali nasce a TMI. E se surpreenda com a gênese marxista que há ali.

  6. Fabio, você vai me desculpar, mas seu texto é extremamente tendencioso. Entrei no seu blog para ver se acharia algo para acrescentar em minha pesquisa, mas não encontrei nada. Em poucos parágrafos você fala que a teologia da missão integral é marxista, mas unicamente por achismo. Nenhum dado comprovatório é apresentado para fundamentar os seus argumentos. Acredito que para se opinar sobre determinado assunto é necessário entender minimamente sobre, e, embasado em pesquisa, apresentar o seu ponto de vista. Estou escrevendo esse comentário não para depreciá-lo ou desmotiva-lo. Acredito que certas criticas podem nos ajudar a crescer e, se é o teu desejo influenciar na formação de pensamento das pessoas que visitam o seu blog, creio que seja necessário fundamentar melhor os seus argumentos e apresentar visões contrárias também. Mas, se você quer ser tendencioso mesmo e falar apoiado somente naquilo que você acredita, então desconsidere esse comentário por favor. Obrigada! #paz

Deixe uma resposta

Newsletter

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações sempre que um novo conteúdo for publicado neste site

Junte-se a 222 outros assinantes